A queda de cabelo e pelos do corpo pode ter como motivo muitos fatores. Um dos principais é a alopecial androgênica, a chamada calvície masculina. Essa é, sem sombra de dúvidas, a forma mais comum dos tipos de calvícies, mas não é a única.
Existem outros tipos de calvície, bem como diferentes graus da doença. Um destes tipos é a ALOPECIA TOTALIS, ou Alopecia Total, caracterizada por, como o nome sugere, à completa perda de cabelo. As causas são desconhecidas, mas acredita-se que o estresse ou as desordens autoimunes podem ser a razão da queda total de cabelo. Quando a doença afeta todo os pelos do corpo, é chamada de alopecia universal.
Como tratar a Alopecia Totalis?
Como tratar um problema que sequer conhecemos com exatidão as causas? Simples: eliminado as possibilidades.
A primeira e mais importante medida é sempre consultar um médico especialista. Ele terá as ferramentas necessárias para, por meio de variados exames, verificar se o problema é autoimune.
Se a Alopecia Totais for causada por estresse, o paciente precisará entender o que está causando este estresse e trabalhar para eliminá-lo. Comer bem, dormir bem, praticar atividades físicas e atividades de lazer fazem com que a mente esteja mais saudável e isso, sem dúvidas, é fundamental para a boa saúde do couro cabeludo.
Em alguns casos um bom profissional de psicologia pode ser recomendado.
Conheça outros tipos de alopecia:
Alopecia androgenética – Alopecia androgenética é o termo médico utilizado para a famosa calvície, que é geralmente mais perceptível no couro cabeludo, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Cerca de 80% dos homens entre 25 e 60 anos sofrem com o problema.
Alopecia difusa – Consiste no enfraquecimento do cabelo do escalpe e é mais popular em homens mais velhos e mulheres. Pode ser causada por vários fatores, desde uma dieta e nutrição pobres a efeitos hormonais, medicamentos e problemas psicológicos.
Alopecia areata – A alopecia areata (ou alopecia em clareira), é uma doença que surge repentinamente e que causa a queda dos fios de algumas determinadas regiões do couro cabeludo ou corpo. Em geral, a área com falhas é bem delimitada e apresenta um formato arredondado. Este tipo de alopecia acontece mais frequentemente em uma área específica do couro cabeludo, da barba, sobrancelhas ou cílios.
Alopecia mucinosa – Muito pouco é sabido acerca desta queda capilar em particular, mas ocorre quer no escalpe ou face e deixa pequenas zonas sem cabelo ou pelos, partes cobertas por pele escamosa irregular. A causa é desconhecida mas pode estar relacionada com uma doença sistémica.
Conheça o Doutor Alan Lajner
O Dr. Alan Lajner é Cirurgião Plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Especialista pelo Conselho Regional de Medicina – CREMESP, com mais de dez anos de dedicação à Cirurgia Plástica.
Atualmente dedica boa parte do tempo para o transplante e implante capilar, com a experiência de quem já viajou para diversas partes do mundo pesquisando sobre o tema.
Foi nomeado membro da Sociedade Internacional de Restauração Capilar, a ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery). Frequenta anualmente diversos Congressos no Brasil e no exterior, mantendo-se sempre atualizado com as últimas novidades. Se você quer saber mais sobre queda de cabelo e pelos do corpo, marque uma consulta!