A queda de cabelo causada por estresse pode levar a calvície se não tratada?

Compartilhe:

Uma determinada pessoa começa a notar que está perdendo cabelos e ela logo procura a causa. Vários motivos podem estar levando a este problema: uso inadequado de xampu, uso excessivo de produtos para alisamento ou de tinturas, doenças ou até mesmo a queda de cabelo causada por estresse.  

Saiba que em um consultório de dermatologia ou um médico especialista, essa pessoa passará por diversos exames para encontrar o real motivo do problema e um profissional experiente vai verificar se o problema é a queda de cabelo causada por estresse.

Estresse emocional

A rotina nos dias de hoje não é fácil. Nosso tempo não rende, muitas contas precisam ser pagas, existe toda uma preocupação com os nossos afazeres profissionais e familiares. Com toda esta correria é difícil conseguirmos um tempo para cuidamos de nós mesmos.

Diante deste quadro, o nosso corpo nos mostra sinais de incômodo. Sentimento de cansaço, insônia e, é claro, queda de cabelos podem ser sinais de que o estresse está além do limite e que é preciso atenção para que este problema não se torne maior.

No caso da queda de cabelo causada por estresse, este sintoma deve sumir a partir do momento que o paciente consegue criar momentos de descanso e relaxamento realmente excelentes. A dica aqui é abrir mão um pouco das responsabilidades e se dedicar a atividades que trazem prazer. Música, esporte, lazer ou um hobby que ajudem a relaxar podem ser remédios poderosos neste caso e esta é a melhor forma de como tratar queda de cabelo causada por estresse.

Uma vez que o estresse esteja superado, a tendência é de que os cabelos parem de cair. Mas atenção: se você notar que ainda está perdendo fios, consulte um médico especialista o quanto antes.

Estresse físico

A fonte do estresse também pode ser física, como nos casos de cirurgias, acidentes de carro, doenças ou gravidez. Todas estas situações podem ser traumáticas para o corpo humano, mesmo que o indivíduo esteja com a cabeça bem relaxada, e podem causar a queda de cabelo.

É preciso entender que nestes casos, a queda de cabelo causada por estresse não se manifesta no mesmo momento em que o evento traumatizante acontece. Os cabelos podem começar a cair semanas depois, ou até mesmo meses mais tarde.

Uma dica importante neste caso é não se desesperar. Neste momento há pouca coisa a ser feita para interromper os efeitos do acontecimento traumático. É necessário respeitar o ciclo natural de desenvolvimento do cabelo.

Uma vez que o corpo se recupere completamente, os fios devem voltar a crescer de acordo com o ciclo natural. Lembre-se de que se isso não acontecer, um médico especialista deve ser consultado.

Saiba muito mais!

Há diversas medidas que podem ser tomadas durante o tratamento para a queda de cabelo causada por estresse, e você pode saber mais sobre elas aqui no nosso blog. Aproveite para conhecer também tudo sobre implante capilar e queda de cabelo em mulheres.

Até a próxima!!!

 

Compartilhe: