Implante Capilar

O implante de cabelo cacheado requer outros ou mais cuidados?

Há quem pense que não é possível fazer implante de cabelo cacheado, o que é uma afirmação totalmente errada! É possível sim fazer implante neste tipo de cabelo, mas há alguns pontos que devem ser observados para que o melhor resultado possível seja atingido.

Em primeiro lugar, é necessário entender porque os cabelos ficam cacheados e também compreender os tipos de implante mais modernos. Vamos então explicar passo a passo neste post.

Por que os cabelos enrolam?

Essa é uma dúvida que já passou (literalmente) pela cabeça de muitos cientistas. Durante muito tempo a explicação era de que os cachos eram formados por causa da estrutura da fibra capilar. Nos cabelos cacheados esta estrutura é mais achatada, com mais camadas entrelaçadas, enquanto o cabelo liso tem menos camadas e um formato de fibras mais arredondado.

Hoje em dia, pesquisas mais recentes colocam o formato do folículo piloso (responsável pela formação dos fios) no centro desta discussão. Quem tem cabelo crespo conta com folículos pilosos no formato de gancho e é justamente a quantidade destes micro ganchinhos que determina o quão enrolado será o fio.

Outra curiosidade: os cabelos cacheados tendem a ser menos oleosos. Isso porque o formato dos folículos também dificulta a secreção de oleosidade das glândulas sebáceas para os fios.

Qual é o impacto desta explicação no processo de implante capilar?

Os pacientes que querem se submeter ao implante de cabelo cacheado têm um pouco de contraindicação para a técnica FUE por causa do formato mais curvo dos fios, tornando a retirada um pouco mais trabalhosa. Um médico especialista deve indicar para estes pacientes a técnica FUT, que apresenta resultados ótimos para este tipo de cabelo, que tende a ser mais volumoso.

Já explicamos aqui no blog a técnica de implante capilar fica mais parecida com o cabelo natural, FUT e a FUE, mas nunca é demais relembrar:

  • FUT (Follicular Unit Transplant) – Essa é a técnica na qual há a remoção de uma faixa do couro cabeludo. Em geral, essa faixa deve ter aproximadamente 25 cm de comprimento por 1 cm de largura. A extração é feita na lateral ou na parte de trás da cabeça e tem como objetivo retirar os folículos da área doadora para que eles sejam implantados. O FUT dura cerca de seis horas e é o procedimento menos oneroso.
  • FUE (Follicular Unit Extratiction) – Neste outro procedimento, os folículos são retirados um a um do couro cabeludo ou ainda da parte inferior do queixo. A própria natureza do FUE faz com que a cicatriz para este procedimento seja mínima, mas também faz com que ele seja mais demorado, dura cerca de oito horas.

Saiba muito mais

Converse com a nossa equipe para saber muito mais sobre implante de cabelo cacheado, sobre os tipos de implante, sobre as diferenças de implante e transplante capilar!

Se você sofre com a calvície, agende uma consulta com os nossos especialistas para saber qual é a técnica mais adequada para resolver os seus problemas.

Até a próxima!!!