Conheça os tipos de calvície e as escalas que medem o grau da doença

Compartilhe:

A alopecia androgênica, ou calvície masculina, é de longe a forma mais comum dos tipos de calvícies e segue um padrão natural, geralmente com o recuo da linha do cabelo nas têmporas. O cabelo vai depois se enfraquecendo no topo do couro cabeludo e à sua volta, criando gradualmente uma careca. O cabelo restante presente no topo da cabeça vai lentamente caindo, até apenas estar presente cabelo na parte de trás e do lado da cabeça. Um médico especialista pode dar esse diagnóstico com exatidão.

Contudo, existem outros tipos de calvície, bem como diferentes graus da doença. Algumas formas de queda capilar podem ser o sintoma de uma desordem mais grave, motivo pelo qual procurar aconselhamento médico de forma a receber um diagnóstico completo.

Alguns tipos de calvície são:

Alopecia difusa

Consiste no enfraquecimento do cabelo do escalpe e é mais popular em homens mais velhos e mulheres. Pode ser causada por vários fatores, desde uma dieta e nutrição pobres a efeitos hormonais, medicamentos e problemas psicológicos.

Alopecia areata

É genética e mais comum em crianças e em pessoas com problemas no sistema imunológico. Resulta em partes sem cabelo temporárias e ocorre em casos raros quando as pessoas ficam doentes, o que leva o sistema imunológico do corpo a atacar os seus próprios tecidos.

Alopecia total

Como o nome sugere, alopecia total é o nome dado à completa perda de cabelo. As causas são desconhecidas, mas acredita-se que o estresse ou as desordens autoimunes podem ser a razão da queda total de cabelo.

Alopecia mucinosa

Muito pouco é sabido acerca desta queda capilar em particular, mas ocorre quer no escalpe ou face e deixa pequenas zonas sem cabelo ou pelos, partes cobertas por pele escamosa irregular. A causa é desconhecida mas pode estar relacionada com uma doença sistémica.

Graus da calvície

A escala utilizada atualmente para medir o grau da calvície, é o resultado da soma de duas investigações feitas pelos doutores James Hamilton e O’Tar Norwood.

Também conhecida como NW, a escala apresenta até 7 graus de calvície que vão desde a mínima perda de cabelo até a mais grave, como ilustrado na imagem abaixo:

tipos de calvícieComo a progressão da queda de cabelo nas mulheres se desenrola de maneira peculiar, a escala Savin foi criada e também mede o grau de enfraquecimento do cabelo como ilustrado abaixo:

tipos de calvície

Remédio para calvície é algo comum no mercado, mas o implante capilar pode ser a solução eficaz e esperada pelo paciente. A intervenção cirúrgica pode solucionar diversos tipos de calvície. Mas como funciona este tratamento?

Como acontece o implante

Na clínica especializada é coletada uma porção de cabelos em uma área localizada próximo à nuca com tamanho variável a depender da necessidade de folículos, utilizando lentes e instrumentos precisos.

O especialista demarca a área que receberá os implantes e verifica a quantidade de mudas que serão implantadas. Nessa área, são feitos vários minúsculos orifícios (de 2mm de diâmetro até 4mm de profundidade) e implantadas mudas retiradas, uma a uma, respeitando a direção natural do crescimento dos fios.

Dúvidas e soluções

Os pacientes chegam à clínica cheios de dúvidas e geralmente perguntam quanto custa um implante capilar.

Não é possível responder quanto custa um implante capilar. Isso porque é apenas com a avaliação específica de cada caso que é possível definir um valor exato. O preço do procedimento de transplante depende da quantidade de cabelo que o paciente já tem e os resultados que são esperados.

Para saber mais sobre o assunto, acesse:

https://alanlajner.com.br/quanto-custa-um-implante-capilar-e-quantas-cirurgias-sao-necessarias/

Compartilhe: