Um implante capilar consiste em mover os folículos capilares de uma parte da cabeça para outra. É frequentemente usado para tratar a calvície masculina mas pode também ser usado em cirurgia plástica para reabilitar pestanas, sobrancelhas e para preencher áreas que não tenham pelos devido a cicatrizes.
Ao contrário de um enxerto de pele, os transplantes capilares contêm toda a derme e epiderme que rodeia o folículo capilar.
Como é feito
O paciente é colocado sob anestesia local e é removida uma tira do cabelo contendo folículos capilares saudáveis que serão usados durante o implante. A tira é então cortada em pequenas secções de tecido que são novamente inseridas na zona de calvície usando uma lâmina. A colheita da tira deixa uma cicatriz linear na zona onde esta foi removida, podendo ser recoberta com cabelo. Os resultados são permanentes se as áreas com cabelo forem tratadas com cuidado depois da cirurgia.
A quantidade de fios transplantados em uma cirurgia de implante capilar dependerá da técnica cirúrgica utilizada e da área doadora do paciente, e principalmente das habilidades profissionais. Por isso, é importante escolher um médico de confiança e junto com ele decidir por quais tipos de implante capilar optar.
Existem duas técnicas de implante capilar. No FUE (Follicular Unit Extraction), as unidades foliculares são extraídas da zona doadora uma a uma ou fio a fio sem deixar a cicatriz linear típica do transplante capilar, permitindo ao paciente utilizar o cabelo raspado e retornar em cinco dias às atividades esportivas. Em média no FUE são transplantados 3.000 fios por dia de cirurgia. Sua grande vantagem é poder fazer mais de um dia cirúrgico seguido conhecido como mega sessão e transplantar até 6.000 fios em dois dias.
Já no FUT (Follicular Unit Transplantation), técnica mais tradicional, e muito satisfatória, é possível realizar giga sessões, uma vez que o paciente apresente uma boa área doadora, geralmente entre 6.000 a 8.000 fios podem ser transplantados em 1 dia cirúrgico. Tem como desvantagem, ter que esperar 1 ano entre um FUT e outro para que a elasticidade da área doadora se restabeleça
Os resultados do implante capilar são permanentes, desde que a zona pós-operatória seja tratada corretamente. Entre os cuidados pré e pós operatório estão a recomendação de shampoo especial, lavando bem as zonas afetadas e com isso, prevenindo o aparecimento de crostas. O aparecimento de crostas é o que pode potencialmente prejudicar os resultados.
A queda capilar temporária é também um efeito secundário do transplante capilar. Trata-se da queda de cabelo dos novos folículos capilares reinseridos, dentro de 10 dias após a operação. Pode haver um inchaço temporário do local de onde o cabelo foi retirado e também na testa, que pode ser controlado com medicação específica.
Valores
Não é possível responder quanto custa um implante capilar. Isso porque é apenas com a avaliação específica de cada caso que é possível definir um valor exato. Os preços podem variar bastante, dependendo da técnica utilizada e da quantidade de unidades foliculares a serem transplantadas. Dos procedimentos mais simples em pequenas áreas, até os mais extensivos, os valores vão de R$ 5 mil a R$15 mil.