Entre os principais motivos que podem causar a calvície está, sem dúvida o estresse, tanto o físico quanto o emocional. Um evento traumatizante leva à perda dos fios e isso nem sempre acontece de uma vez só. Já mostramos aqui no blog que o cabelo tem um ciclo bem definido de crescimento e justamente por causa deste ciclo o cabelo pode começar a cair após algumas semanas de um evento que tenha causado o estresse.
Uma vez que este evento seja conhecido, como tratar queda de cabelo por estresse? A queda de cabelo por estresse pode levar a calvície?
Para responder a essas perguntas, separamos oito mudanças de hábitos que podem ajudar (e muito!) nesta hora:
1 – Conheça o tipo de estresse
São três principais tipos:
- Eflúvio telógeno: É uma condição de estresse em que os folículos capilares entram em uma fase de repouso, evitando que o cabelo cresça.
- Alopecia areata: É quando o sistema imunológico ataca os folículos capilares, causando a queda de cabelo em diferentes níveis de quantidade.
- Tricotilomania: É um tipo de compulsão na qual o indivíduo arranca o cabelo da própria cabeça (ou mesmo os pelos de outras partes do corpo). Pode estar ligados a pressão emocional, ansiedade, depressão, solidão ou tédio.
2 – Consulte sempre um médico especialista
Consultar um médico especialista é uma necessidade de quem quer entender como tratar queda de cabelo por estresse. Este profissional terá condições de fazer o melhor diagnóstico e estabelecer a melhor forma de tratamento.
3 – Durma muito bem
Reduzir o estresse físico e emocional é uma forma óbvia de como tratar queda de cabelo por estresse. Noites de sono bem dormidas vão auxiliar muito neste objetivo de redução de estresse e trarão uma melhor qualidade de vida.
4 – Cuide de sua alimentação
O que comemos define muito do que somos e isso tem relação também com a saúde do nosso cabelo. Para uma melhor saúde do cabelo, procure comer alimentos saudáveis (evitando refeições com produtos ultraprocessados, excesso de açúcar e gordura trans), fazer refeições balanceadas com todos os grupos alimentícios e com alimentos que tenham vitaminas A, B, C e E, zinco, selênio e magnésio.
5 – Cuide do corpo como um todo
Quem faz mais exercícios físicos tende a ter menos estresse em sua vida. Isso porque os exercícios ajudam na liberação da endorfina, hormônio que faz com que a pessoa se sinta mais calma e relaxada.
6 – Terapia pode ajudar
O estresse pode ser bastante reduzido com a ajuda de um profissional da área de psicologia que ajude a pessoa a entender de onde este estresse surgiu. Além de ajudar a saúde capilar, o paciente pode ter diversos benefícios para sua vida.
7 – Tempo ao tempo
Alguns eventos podem causar traumas físicos e emocionais que se refletem em perda de cabelo. Com o passar do tempo, a pessoa se recupera e o cabelo volta a crescer de forma natural. Consulte um especialista no assunto, siga suas orientações e não entre em desespero.
8 – Conheça muito mais
Informar-se e ter conhecimento é um passo decisivo para resolver um problema. Veja no nosso blog tudo sobre implante capilar, sobre queda de cabelos em mulheres e não deixe de ler os posts:
Até a próxima!!!