Este é um problema que aflige muitas mulheres. Já explicamos o termo Alopecia Androgenética aqui no blog, mas para que falemos mais sobre o impacto que ele tem no sexo feminino, vamos relembrar o conceito:
O que é Alopecia?
Em termos gerais, a alopecia é a calvície ou a perda de cabelos e pêlos do corpo. Ela pode ser causada por diversos motivos, como dieta, trauma para os folículos pilosos (a raiz do cabelo), doenças, uso de medicamentos, entre outros. São dois os principais tipos de alopecia:
- Alopecia Areata – Este tipo está relacionado com fatores autoimunes e é agravado de acordo com o estado emocional do paciente, que tem perda acelerada, parcial ou total, de cabelos ou pêlos do corpo. Áreas como o couro cabeludo, a barba, as sobrancelhas, o púbis e outras podem ser atingidas. O processo pode ser revertido, mas em alguns casos a doença pode causar perda de todo o cabelo (alopecia total) ou mesmo do corpo todo (alopecia universal);
- Alopecia Androgenética – É o tipo mais comum entre os homens, mas também pode atingir o sexo feminino. O início da manifestação deste mal pode ocorrer ainda na puberdade, mas é mais comum na vida adulta. A causa é uma série de fatores genéticos e costuma a ser gradual.
Há ainda outros tipos de alopecia: congênita, neurótica, traumática, seborreica, eflúvio. O ideal é que, ao notar o início da perda de cabelos ou pêlos, o paciente procure no menor tempo possível um especialista para que a causa seja determinada com exatidão.
Qual é o impacto da alopecia androgenética nas mulheres?
Cerca de 5% das mulheres sofrem com este mal. A alopecia é hereditária e, assim como acontece com os homens, costuma a ocorrer de forma gradual. Primeiro observa-se uma falha ou outra nos cabelos e a situação vai se agravando.
O impacto da calvície feminina pode ser ainda mais acentuado do que nos homens, uma vez que os cabelos para muitas mulheres é um símbolo de sexualidade. Um enorme impacto na autoestima é observado em boa parte das pacientes que sofrem com a alopecia.
Há cura para calvície?
Com a tecnologia atual ainda não há cura para a calvície. No entanto, temos uma boa notícia: há solução para o problema. Um bom médico especialista pode apresentar diversos tratamentos para o mal.
Nos casos em estágio mais inicial, um tratamento estético como o preenchimento capilar pode apresentar bons resultados, mas ele é apenas um paliativo, vai melhorar a aparência dos cabelos, sem resolver o problema de queda dos fios. Há ainda a possibilidade de remédios contra a calvície.
A solução permanente é, sem dúvidas, o implante capilar, que vai durar pela vida toda. Este procedimento envolve uma cirurgia. Retira-se os fios de uma área e implanta-se em outra.
Siga navegando no nosso blog para saber muito mais sobre transplante e implante capilar. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a nossa equipe e marque uma consulta.
Até a próxima!