Cura para calvície. O que esperar da ciência e tecnologia?

Compartilhe:

Será que a tecnologia é a chave da cura para calvície? Pode até ser, mas o fato é que ainda não chegamos a este ponto. Várias técnicas inovadoras estão surgindo e são realmente muito promissoras, mas neste momento a melhor alternativa para este mal é o implante capilar.

Neste post vamos falar um pouco sobre as técnicas mais promissoras contra a queda de cabelos. Acompanhe!

O que causa a queda de cabelos?

Antes de falarmos sobre a maneira de evitar a queda de cabelos, é importante conhecermos os motivos que nos levam a perder os fios. O nome científico da calvície é alopécia, e o tipo mais comum é a androgenética, que atinge principalmente os homens (mas também pode atingir o sexo feminino). O início da manifestação deste mal pode ocorrer ainda na puberdade, mas é mais comum na vida adulta. A causa é uma série de fatores genéticos e costuma a ser gradual.

Na grande maioria dos casos, o paciente apresenta níveis de hormônio normais, o problema ocorre com os receptores deste hormônio no couro cabeludo. O resultado é que os fios ficam cada vez mais finos e começam a cair, abrindo áreas no couro cabeludo.

Pesquisadores há décadas buscam tratamentos para evitar a alopecia, vamos elencar alguns dos mais promissores:

Existe remédio para calvície?

Sim, existe. Dois são os mais comuns: a finasterida e o minioxidil. Ambos estão no mercado há mais de duas décadas, no entanto podem ter efeitos adversos.  Na bula da finasterida consta que alguns usuários podem ter a libido reduzida por causa do uso prolongado do medicamento. O uso do minioxidil pode trazer consigo coceiras, aparecimento de pelos em outras partes do corpo, dores de cabeça entre outros.

Aqui é importante lembrarmos: antes de se usar qualquer tipo de medicamento é importante fazer uma avaliação com um médico especialista no assunto!

Tratamento com células-tronco

Este é um dos mais promissores campos de pesquisa. Cientistas da Universidade da Califórnia conseguiram fazer com que pelos voltassem a crescer em ratos a partir do uso de duas drogas experimentais que ativam as células-tronco.

Aqui cabe uma explicação: as células-tronco presentes nos folículos capilares passam boa parte do tempo “dormentes” e, para que o cabelo cresça, elas têm que estar ativadas. O problema é que, em boa parte das pessoas, essa ativação deixa de acontecer após uma determinada idade, prejudicando a renovação dos fios.

Os estudos prosseguem, mas ainda não foram realizados em humanos. É possível que, no futuro, novos medicamentos surjam a partir destes testes como uma possível cura para calvície.

Laser contra a calvície

Este é um estudo que nasceu na Coreia do Sul e se baseia no uso de raios laser em áreas afetadas pela calvície. É importante salientar que o laser não faz com que novos fios nasçam na área já careca, mas impede que a calvície se agrave. O laser muda o ciclo de crescimento do fio, faz com que as células deixem o estado de dormência e voltem à fase de crescimento.

A cura para calvície ainda não é uma realidade, mas os tratamentos podem ser uma solução paliativa. Se você sofre com este problema, entre em contato conosco e confira mais dicas nos outros posts deste blog e ainda informações sobre implante de barba.

Compartilhe: