Dor na raiz do cabelo pode ser problema sério. Veja o que fazer!

Compartilhe:

É comum algumas pessoas se queixarem de dor na raiz do cabelo ou sensibilidade no couro cabeludo. Esse mal pode aparecer principalmente para quem usa capacete, boné, chapéus ou qualquer tipo de elástico ou presilha para prender os cabelos. Você sabia que ele pode causar a calvície?

O simples fato de comprimir algumas áreas do couro cabeludo ou tracionar os cabelos de uma determinada região já é o suficiente para promover uma leve sensação de incômodo. No entanto, nesses casos citados, é raro a pessoa ter algum problema mais grave nos cabelos ou couro cabeludo, o problema tende a se resolver sem que seja preciso qualquer tratamento, basta excluir a causa.

No entanto, é fundamental que a pessoa saiba quais doenças causam queda de cabelo e sempre observe se há alguma alteração no couro cabeludo.

Qual é a causa?

Apesar de, na maioria das vezes, a dor no couro cabeludo estar acompanhada de problemas simples de serem resolvidos, essa sensibilidade pode ser causada por problemas importantes e que exigem tratamento rápido para evitar maiores danos ao couro cabeludo e não prejudicar a autoestima da pessoa.

Aqueles que apresentam cabelos finos, ralos ou que são calvos podem desenvolver dor na raiz do cabelo quando se expõem ao sol por conta das queimaduras, causadas pelas radiações ultravioletas. Para estes casos, a prevenção com o uso de filtros solares ou bonés ajudam muito a evitar que esta situação se instaure.

Outros males que causam dor

Doenças do couro cabeludo que causam inflamação podem eventualmente ter a dor ou a sensibilidade como parte das queixas de seus portadores. A alopecia areata e o lupus são patologias que podem apresentar este quadro.

Doenças infecciosas como aquelas relacionadas aos fungos (Kerion celsii), e as relacionadas a bactérias (foliculite, foliculite decalvante, abscessos), normalmente acompanham dor do couro cabeludo. Estes quadros devem ser imediatamente tratados por conta do risco de evoluir, causando zonas de calvície irreversíveis nos pacientes acometidos.

Quando a dor e o desconforto persistem, o ideal é procurar um médico para um diagnóstico preciso e a escolha de medidas de tratamento coerentes para a melhora do quadro. É quase certo que com a conduta correta o quadro desaparece e o paciente ficará satisfeito.

Oleosidade e queda

O couro cabeludo oleoso causa queda de cabelo. Isto acontece porque ela facilita o aparecimento de um problema conhecido como dermatite seborréica. Também é comum percebermos que pessoas que utilizam químicas nos cabelos, sejam alisantes ou relaxamentos, tendem a ter o couro cabeludo mais dolorido. A irritação provocada por estes tipos de produtos pode causar desde um simples processo inflamatório até queimaduras.

Quando a dor na raiz do cabelo e o desconforto persistem, o ideal sempre é procurar um médico para se submeter a uma análise e até mesmo a um tratamento para queda de cabelo. É quase certo que, com a conduta correta, o quadro desaparecerá e o paciente ficará sem o incômodo dessa dor.

Compartilhe: