Dr. Alan responde: couro cabeludo oleoso causa queda de cabelo?

Compartilhe:

Um couro cabeludo oleoso causa queda de cabelo. Isso porque a oleosidade pode obstruir os poros do couro cabeludo, causando a má nutrição da raiz do cabelo, prejudicando sua saúde e seu crescimento.

O problema pode estar relacionado com inúmeros fatores, como deficiência de nutrientes, estresse, reação a medicamentos e a produtos químicos. Por isso, a melhor maneira de tratar a queda de cabelo é consultar um médico especialista para descobrir a origem do problema.

É bom que se diga que é normal ter uma certa oleosidade no couro cabeludo. Os problemas relacionados à queda de cabelo acontecem, em geral, quando essa oleosidade se apresentam em excesso.

Só couro cabeludo oleoso causa queda de cabelo ou há outros motivos?

Sim, como já vimos, couro cabeludo oleoso causa queda de cabelos, mas ele não é o único motivo. As causas da queda de cabelo podem ser genéticas, mas também podem ser causadas por problemas hormonais ou estresse. Na correria do dia a dia muitas vezes nos esquecemos de cuidar da saúde e ter uma boa alimentação. Também deixamos os momentos de lazer e descontração de lado, o que prejudica o nosso organismo como um todo. O cabelo é uma das partes que mais sofrem com tudo isso.

O que é alopecia ou calvície?

A calvície, ou alopecia, é o nome dado à perda de pelos ou cabelos em qualquer parte do corpo. Não se refere apenas a um tipo de perda capilar, mas a vários tipos, causados por fatores diferentes. Qualquer pessoa pode sofrer de alopécia, a qualquer idade, independentemente do gênero.

Tipos de calvície

Alguns tipos de calvície são:

Alopécia difusa: consiste no enfraquecimento do cabelo do escalpe e é mais popular em homens mais velhos e mulheres. Pode ser causada por vários fatores, desde uma dieta e nutrição pobres a efeitos hormonais, medicamentos e problemas psicológicos.

Alopécia areata: é genética e mais comum em crianças e em pessoas com problemas no sistema imunológico. Resulta em partes sem cabelo temporárias e ocorre em casos raros quando as pessoas ficam doentes, o que leva o sistema imunológico do corpo a atacar os seus próprios tecidos.

Alopécia total: como o nome sugere, alopécia total é o nome dado à completa perda de cabelo. As causas são desconhecidas, mas acredita-se que o estresse ou as desordens autoimunes podem ser a razão da queda total de cabelo.

Alopécia mucinosa: muito pouco é sabido acerca desta queda capilar em particular, mas ocorre quer no escalpe ou face e deixa pequenas zonas sem cabelo ou pelos, partes cobertas por pele escamosa irregular. A causa é desconhecida mas pode estar relacionada com uma doença sistémica.

Recorrer a um implante capilar é a solução?

Algumas pessoas procuram por um remédio para calvície, mas este nem sempre ele é a solução. O implante capilar ou transplante são tratamentos mais modernos e hoje acessíveis.

O implante capilar é enxerto de fios artificiais no couro cabeludo, ou seja, nesse procedimento, o doador não é o próprio receptor. Já no transplante capilar, o doador é também o receptor, e nessa técnica os fios são retirados de uma área doadora do paciente e implantados em uma área receptora do mesmo indivíduo.

Gostou do artigo”Dr. Alan responde: couro cabeludo oleoso causa queda de cabelo”? Se você sofre com a doença, procure um médico de sua confiança para tirar sua dúvidas, ter seu diagnóstico feito e poder procurar pela melhor solução para o seu caso.

Compartilhe: