Existem diversos graus de calvície e para cada uma delas é indicado um implante capilar. Dependendo da intensidade, a técnica de implante de cabelo deve ser diferente a fim de atender as necessidades de cada pessoa.
Em alguns casos, determinadas técnicas não são recomendadas ou não obtêm o resultado desejado, por isso é sempre importante procurar por um cirurgião especialista que vai indicar o melhor tratamento para cada caso. Mas quanto custa um transplante capilar? Dependendo da técnica utilizada, os valores podem variar de R$5 mil a R$30 mil.
Técnicas
Implante capilar método FUT
Existem duas técnicas bastante utilizadas para fazer implante capilar. Uma delas é a FUT (Follicular Unit Transplantation), que consiste na retirada de uma faixa do couro cabeludo e separação dos folículos para serem aplicados na área afetada pela calvície. Essa técnica resulta em uma pequena cicatriz linear e imperceptível.
Neste método, um fuso de pele é retirado do couro cabeludo com um bisturi. As unidades foliculares formadas por fios de cabelo em seu tamanho original são separadas e transplantadas para a área receptora. Sob o aspecto estético, o procedimento proporciona um confortável pós operatório, pois camufla sinais perceptíveis da cirurgia, permitindo um rápido retorno ao convívio social. No entanto, em geral nos primeiros dias, há um incômodo na área doadora em razão da cicatriz linear formada com a retirada do fuso de pele.
Logo após o procedimento cirúrgico já é possível observar um resultado próximo ao final do processo – isso ocorre em razão dos fios longos transplantados. Porém, o resultado final só será obtido em cerca de nove meses, quando os fios transplantados já tiverem se tornado definitivos. Entretanto, durante o período de algumas semanas, o paciente desfrutará do efeito provisório do transplante, antes que os fios longos transplantados caiam para renascerem definitivamente depois de aproximadamente três meses da data da cirurgia
Implante capilar método FUE
Outro método utilizado para fazer o implante capilar é o FUE (Follicular Unit Extraction), que extrai os fios individualmente por meio de um punch, um tipo de bisturi. Por oferecer resultados muito satisfatórios sem causar grandes cicatrizes no couro cabeludo dos pacientes, a FUE é um procedimento indicado para a maioria dos casos. A primeira vantagem da técnica FUE é que não há cicatriz linear aparente.
Nesta técnica são retiradas unidades foliculares inteiras (1 a 4 fios) ou uma parte (1 a 2 fios) e em uma única sessão são transplantadas de 1000 a 3.000 unidades foliculares. O método, minimamente invasivo, geralmente não deixa cicatrizes visíveis a olho nu, o que permite, a quem se submete à cirurgia, manter o corte do seu cabelo do tamanho que preferir, após passar pelo tratamento. Outra grande vantagem é o incômodo mínimo ou mesmo inexistente após a operação.
O resultado definitivo da cirurgia é obtido em 9 a 12 meses da cirurgia, quando os fios transplantados estão com aproximadamente 5cm de comprimento.
A técnica FUE permite a retirada de folículos de outras áreas do corpo, como por exemplo a barba e o tórax. Assim, pacientes que apresentem área doadora com baixa densidade, podem ter os folículos retirados da barba e do tórax também. Essa modalidade de FUE recebe o nome de body hair transplant.