Alopecia androgenética é o termo médico utilizado para a famosa calvície, que é geralmente mais perceptível no couro cabeludo, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Cerca de 80% dos homens entre 25 e 60 anos sofrem com o problema.
Existem muitos tipos de calvície ocasionada por diferentes motivos. A maioria das pessoas perde entre 50 a 100 fios de cabelos por dia, o que é normal. Sempre que um fio cai, ele é substituído por outro no mesmo folículo, dando início a um novo ciclo de crescimento.
Porém, com o passar da idade, principalmente na velhice, o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento e até mesmo parar, o que resulta em calvície. A alopecia androgenética é mais comum em homens do que em mulheres, mas isso não quer dizer que o público feminino está livre da queda de cabelos.
Outros fatores podem causar a queda de cabelos, como mudança hormonal, dieta, medicamentos, estresse, hereditariedade, gravidez, cuidados impróprios com os cabelos e certas doenças.
Causas da Alopecia androgenética
Uma das principais causas da calvície nos homens é quando o hormônio masculino testosterona é convertido para dihidrotestosterona (DHT). Esse hormônio age no folículo capilar reduzindo a produção de cabelo, com fios mais finos e mais fracos, contribuindo para que a produção nos folículos cesse. A condição hereditária também contribui para o aparecimento deste tipo de calvície, caracterizada pela queda de cabelo nas áreas frontais e na coroa do couro cabeludo.
Outro tipo de calvície é caracterizado pela perda repentina de cabelo em uma área particular, que cresce de volta depois de alguns meses. A causa exata desse tipo de calvície é desconhecida.
Existe a alopecia androgenética que pode ocorrer após uma febre alta ou doença grave. Também é ocasionada devido a doses excessivas de algumas drogas que contenham tálio, vitamina A e retinóides. O pós-parto e doenças da tireóide também podem desencadear a calvície. Este tipo é caracterizado pela perda de cabelo temporária.
Áreas contendo cicatrizes de queimaduras, ferimentos, infecções por bactérias ou fungos podem impedir o crescimento de pelos.
Sintomas da Alopecia androgenética
Se você está perdendo cabelo de maneira aparentemente aleatória, tome alguns cuidados com a saúde do seu cabelo, como alimentação, produtos indicados e limpeza. Agora, se a sua perda de cabelo ocorre em um padrão de recuo mais regular, geralmente a partir da coroa da cabeça, então é mais provável que o seu problema seja genético. É quase impossível prever o período exato do início da calvície.
Nos homens, é mais provável que os sintomas comecem a surgir após os 50 anos. Nas mulheres, após a menopausa pode haver uma queda expressiva de cabelos. Isso porque os níveis de estrogênio desabam, a proteção desaparece e a predisposição genética pode se manifestar.
Infelizmente a maioria dos tipos de calvície não tem cura. Muitos procuram saídas em produtos, remédios e algumas até recorrem ao implante capilar. De toda forma, é importante ressaltar a necessidade da busca por um médico especialista. Apenas o profissional poderá indicar a melhor técnica de implante capilar para cada caso.