A perda total ou parcial do cabelo é conhecida como calvície ou alopecia androgenética, termo usado pelos médicos, e atinge tanto homens quanto mulheres. Os fatores vão desde os maus hábitos até os genéticos.
Para os que possuem tendência genética é possível o retardamento, mas é muito difícil evitar a calvície, portanto é aconselhável a cirurgia de implante capilar.
Você já reparou que quase 100% dos carecas ainda têm cabelos nas áreas laterais do couro cabeludo e na nuca? É justamente por isso que essas áreas servem como doadoras de fios no implante capilar.
Para que a cirurgia seja bem-sucedida, é fundamental que o paciente tenha uma boa quantidade de fios na área doadora. Em todos os casos, é fundamental a consulta com um médico especialista que vai auxiliá-lo no melhor tratamento.
Para te ajudar no cuidado com a saúde do seu cabelo, separamos 8 dicas para evitar a calvície e melhorar sua autoestima.
1 – Boa alimentação
Ter uma alimentação rica em vitaminas, proteínas, ferro e outras substâncias essenciais para o organismo ajuda a evitar o problema. O que somos por fora é o verdadeiro reflexo de nossa alimentação, inclusive com relação aos cabelos. Portanto, alimente-se bem!
2 – Água quente
Para lavar o cabelo é importante que a água esteja morna ou, de preferência, fria. Se a água estiver muito quente ela aumentará a oleosidade do couro cabeludo e poderá provocar a irritação dos folículos capilares. Isso consequentemente levará a queda dos fios.
3 – Exposição ao sol
O sol em excesso queima o cabelo e o deixa mais frágil e sensível, contribuindo assim para que ele tenha mais facilidade em cair. Então, caso passe um pouco mais de tempo exposto ao sol, utilize um protetor térmico para cabelo e um boné (mas cuidado com o boné!).
4 – Bonés ou chapéus
O uso frequente de bonés ou chapéus podem causar a queda capilar, pois como o couro cabeludo não respira direito, torna-se mais propício o desenvolvimento de fungos na cabeça e, consequentemente, a queda. Se o cabelo estiver molhado a situação piora, pois, como não há respiração adequada, os fungos irão se proliferar mais rápido.
5 – Atividades físicas
Atividades físicas regularizam os níveis de hormônios no corpo, reduzem a taxa do cortisol, produz endorfina e aumento do fluxo sanguíneo por todo o corpo.
6 – Higiene sempre
Para evitar a calvície, é recomendado que os cabelos estejam sempre limpos. A falta de limpeza ou a limpeza inadequada favorece a perda dos fios e pode agravar a situação de uma calvície inicial.
7 – Evite o estresse
A queda de cabelo pode estar ligada ao estresse, pois ele eleva a taxa de cortisol, afeta o sistema circulatório e compromete a fixação dos fios no couro cabeludo. Portanto, evite se estressar por qualquer motivo!
8 – Produtos corretos
Atualmente, existe uma enorme variedade de produtos cosméticos no mercado, para todos os tipos de cabelo e com funções específicas. É importante que, para evitar a calvície, você tenha conhecimento do tipo do seu cabelo e utilize produtos específicos para ele.